Os consumidores querem saber a origem dos alimentos

Uma pesquisa revela que 60% dos brasileiros buscam informações sobre o caminho da comida até a mesa

DESIRÊE GALVÃO

30/10/2017 – 08h00 – Atualizado 30/10/2017 09h57

Os consumidores nunca estiveram tão preocupados com o caminho que os alimentos percorrem até chegar à mesa. Essa é uma tendência global seguida também pelo mercado brasileiro. Uma pesquisa feita pelo ReclameAQUI mostrou que mais de 60% das pessoas buscam informações sobre a origem da comida. Entre os 3 mil participantes, 20% responderam procurar saber a procedência dos produtos sempre e 40% às vezes. Além disso, a opção por uma nutrição orgânica também se destacou entre os pesquisados. Cerca de 40% das pessoas disseram comprar esses alimentos sempre que podem.

A vendedora de joias Ana Paula Costa, da cidade de São Paulo, passou a prestar atenção aos rótulos dos alimentos que consome há três anos. No começo, era a preocupação com as calorias. Depois, o cuidado evoluiu. Ela diz que substitui itens à base de farinha branca por integrais e dá preferência aos orgânicos. “Acompanho algumas nutricionistas nas redes sociais e busco informações na internet, não por ser uma tendência, mas por valorizar minha saúde”, explicou.

Outra motivação para dar preferência aos alimentos com boas origens é a responsabilidade socioambiental. A professora de inglês Mariyn Diggs, de São Paulo, disse que pratica hábitos gastronômicos sustentáveis há mais de 30 anos. Ela diz que é importante saber se os produtores de alimentos não maltratam animais, as pessoas e o planeta. “Hoje, já é possível assistir a documentários didáticos sobre os impactos da alimentação no planeta. Não adianta a comida ser saudável para nós. Ela tem de ser positiva em toda a produção”, disse. De acordo com Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, a conscientização do consumidor pressiona as empresas. “Várias já cuidam do bem-estar animal, como as que deixam as galinhas livres”, explicou.

E como o consumidor se informa? A maioria diz que verifica na embalagem. “Eu olho nos rótulos. Mas sei que é pouco”, diz o engenheiro civil Raul Esquinazi. Junto com a busca por alimentos mais saudáveis, será natural que o consumidor procure também informações mais completas e independentes. Essa busca é a inspiração para o Festival Origem, promovido por ÉPOCA, Globo Rural e Casa e Jardim, de 1º a 3 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

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