Parceria entre Prefeitura e Apas vai estimular coleta seletiva nos supermercados

Terça-feira, 3 de Abril de 2018

O chefe de gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, Marco Tadeu e o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella, participaram nesta terça-feira (3/4), na Prefeitura, de reunião com os diretores da Apas – Associação Paulista de Supermercados.

O motivo da reunião foi traçar diretrizes para criar um programa de parceria do Governo de Presidente Prudente e a Associação que reúne os donos de supermercados com o objetivo de reutilizar e reciclar o lixo gerado, criar formas de descarte e reaproveitamento dos resíduos.

“Vamos definir as diretrizes para criar um programa de cooperação entre a Prefeitura, Cooperlix e os supermercados, de forma que o consumidor tenha facilidade para deixar as embalagens, que possam ser depositadas no próprio supermercado, isso vai aumentar a quantidade de material destinado à coleta seletiva”, disse o secretário do Meio Ambiente.

O chefe de gabinete afirmou que a proposta é de criar uma parceria entre a Prefeitura e os supermercados para favorecer a logística reversa. É um conceito que ganhou força com a publicação da Lei n° 12.305, de agosto de 2010, que estabelece um acordo entre fabricantes, importadores, comerciantes, distribuidores, que dividem a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto, ou seja, as empresas devem promover ações para reduzir o volume e quantidade de resíduos produzidos pelo consumo de bens.

“Estamos caminhando para um acordo setorial em que todos vão ganhar, tanto a sociedade como os empresários, pois favorece o meio ambiente e uma cultura voltada para a sustentabilidade”, concluiu.

Participaram da reunião os seguintes representantes da Apas; Diego Yamasaki e Marcelo Luis Nicoluci ( Supermercados Estrela), Antônio Nagai ( Supermercados Nagai), Joelson Tonietti ( Supermercados Avenida), Ana Carolina Bernardo ( executiva regional da Apas), Carlos Alberto Stadella (Supermercado Stadella) e Alexandre Malfatti ( Supermercado Malfatti).

As próximas etapas são definir as estratégias da campanha e a data de lançamento para a comunidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação

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