Selo Pró-Amendoim: 100% das fabricantes certificadas oferecem produtos seguros para o consumo

Segunda, 24 Abril 2017 13:55 Escrito por Perspectiva Comunicação
As empresas participantes do programa da ABICAB passam por uma rigorosa auditoria periódica e análises de seus produtos

Todas as indústrias do setor de Amendoim que possuem o selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” estão em conformidade com os requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros, destinados tanto ao mercado interno quanto aos países para os quais exportam. Esta é a conclusão do resultado da 16ª edição do Programa Pró-Amendoim desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). O selo atesta que os produtos estão livres de aflatoxina, substância tóxica ao ser humano.

“O amendoim possui diversos benefícios para saúde e o programa garante que é um produto seguro para o consumo humano. As indústrias participantes passam por uma rigorosa auditoria periódica, além de monitoramento nos pontos de venda”, comenta o vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB, André Guedes.

Nestes 16 anos, as empresas com selo oferecem ao mercado somente produtos seguros, isto é, monitorados e dentro dos padrões oficiais, o que ajuda a qualificar o setor no País. “Este resultado é fundamental para mostrar aos consumidores e players do mercado a credibilidade do selo ‘Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB’, estampado nas embalagens”, completa Guedes.

Empresas certificadas — Para garantir a credibilidade do Programa, as empresas Agtal (Enova Foods), Amenbra, Da Colônia, Dori Alimentos, Kuky (Maritucs), Verinha (Malta & Rezende), Santa Helena e Yoki (General Mills) passam por uma rigorosa auditoria periódica de Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, realizada pela DNV-GL, empresa certificadora acreditada pelo Inmetro. Em paralelo, trimestralmente, a mesma empresa monitora nos pontos de venda produtos de amendoim aleatórios, para que eles sejam analisados por um laboratório reconhecido internacionalmente. Caso haja irregularidades, o material é encaminhado às autoridades competentes.

Saudabilidade — O amendoim é comprovadamente saudável por ser rico em ácidos graxos insaturados – benéficos à saúde –, por conter alta concentração de proteínas, fibras e vitaminas, além de promover saciedade por duas horas, proteger o coração e ter propriedades antioxidantes. A leguminosa, ainda, é benéfica para os idosos por ser rica em cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose, e para as gestantes, pois, por ser uma excelente fonte de ferro, é primordial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), fundada em 1957, representa os maiores fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil e no exterior. A indústria nacional representa em valor de venda R$ 25 bilhões, gerando mais de 42 mil empregos diretos e é considerada uma das maiores do mundo neste setor, sendo amplamente reconhecida pela qualidade e segurança de seus produtos. A ABICAB existe para desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, com o objetivo de estimular o consumo responsável. Atualmente, a entidade engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 70% do mercado de cacau.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta