Sem medicamentos nos postos, pacientes recorrem às farmácias populares

Remédios de hipertensão estão em falta há meses em Itapetininga (SP). Prefeitura orienta população a procurar farmácias privadas que distribuem essa medicação gratuitamente.

Por G1 Itapetininga e Região

20/05/2017 17h47

Pacientes reclamam da falta de medicamentos em postos de Itapetininga

Remédios para o tratamento de doenças crônicas estão em falta há meses nos postos de saúde de Itapetininga (SP), afirmam pacientes. Os medicamentos de uso contínuo são distribuídos de graça nos postos para a população em geral. Mas não tem sido assim para a Izaura Seabra da Silva, de 86 anos.

A filha da aposentada conta que desde dezembro não consegue pegar a losartana, remédio que a mãe toma diariamente para a hipertensão. "Dizem que vai chegar, mas não explicam o porquê está em falta. Esses dias eu liguei e disseram que a losartana não ia vir mais porque perderam o vínculo, mas não entendi o que é isso", conta Silvana Lúcia da Silva.

Em nota, a prefeitura informa que a losartana está disponível para retirada em farmácias populares . A opção de buscar remédios na farmácia popular, onde também são distribuídos gratuitamente, esbarra no problema de que somente o próprio paciente pode retirar a medicação.

"Eu não posso andar, ando dentro de casa com bengala, meu fêmur está quebrado. Para eu conseguir pegar remédio na farmácia popular, eu tenho que pagar táxi", explica Izaura.

Na semana passada, a aposentada foi informada de que o remédio que usa para o tratamento do hipotiroidismo também está em falta. Na UBS Genefredo Monteiro, região central, onde Izaura é atendida, a enfermeira responsável confirmou a falta de medicamentos para hipertensão à TV TEM.

Segundo ela, os pacientes que precisam da medicação são orientados a procurarem a farmácia popular. Sobre o remédio para a tireoide, a funcionária disse que houve um desabastaecimento e ele também está em falta; ela não soube dizer quando a situação será normalizada.

Meses sem remédios

No posto de saúde da Vila Rio Branco também faltam medicamentos. Eliana Camois foi até lá buscar remédios de hipertensão para o seu marido, que está há pelo menos três meses sem a medicação. "Eles dizem que não tem e isso está ficando difícil, o posto tem obrigação de ter os medicamentos, pelo menos para as pessoas que precisam", desabfa.

A enfermeira reponsável pela UBS confirmou a falta de remédios no local e disse que quando chegam, acabam muito rápido. A prefeitura afirma que os remédios de tireoide chegarão aos postos na próxima semana. Quanto os de hipertensão, os pacientes ainda devem buscar às farmácias populares para retirarem a mdeicação. Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a Levotiroxina já foi entregue e será distribuído às unidades de saúde na próxima terça (23). Quanto à Losartana, a Secretaria orienta os pacientes com receita que retirem gratuitamente o medicamento nas drogarias cadastradas no "Programa Aqui tem Farmácia Popular".

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta