Supermercados da capital: continuem cumprindo o Acordo sobre as sacolinhas plásticas

A APAS segue orientando os associados da capital no cumprimento do importante Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado com o Procon Paulistano, no dia 20 de outubro. Desta forma, até o dia 04 de novembro, os supermercados têm a opção de distribuir, gratuitamente, até 3 sacolas com o logotipo da empresa por cliente.

As sacolas plásticas que não contenham os logotipos das empresas poderão ser comercializadas normalmente.

“Ficamos satisfeitos com o acordo, uma vez que atendeu ao pedido dos supermercadistas. A decisão do Procon Paulistano foi favorável também à população, pois entendemos que, desse jeito, não perderemos a cultura de sustentabilidade que foi criada desde que começamos a cobrar pelas sacolinhas”, explicou o vice-presidente e diretor Jurídico da APAS, Roberto Longo.

Relembre o caso

Em maio de 2015, quando ainda não existia o Procon Paulistano, a APAS e a Fundação Procon assinaram um acordo tratando da Lei 15.374/2011, prevendo implantação gradual da cobrança e o caráter educativo da norma, sempre buscando conscientizar a população da importância de se utilizar sacolas retornáveis.

O acordo, em conjunto com ampla campanha educativa da APAS e do Procon, propiciaram a significativa diminuição da quantidade de sacolas utilizadas na cidade, contribuindo com a redução do descarte de plásticos no meio ambiente na ordem de 70%.

Esse papel educativo sempre esteve presente nas ações do setor, que, inclusive, entendia o uso de logotipo como mais uma maneira de rastreabilidade das sacolas, garantindo que sejam cumpridos todos os requisitos técnicos exigidos pela regulamentação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta